Análise - Vinland Saga - Temporada 2

0

A Redenção de Thorfinn e o caminho de volta para casa 


Muito se fala sobre o quanto o anime Vinland Saga é uma obra de arte no meio dos mangás lançados até agora, e neste segundo arco tudo isso é provado, com uma história rica em lições de vida, batalhas sangrentas que não interferem na história principal dos personagens. Como ter paz no meio de tanta guerra? Esse é o tema principal da Saga do filho pródigo Viking que busca absolvição.

Quando me perguntaram no começo desta temporada de Vinland Saga, "Vai ter tanta ação quanto na primeira parte?", eu me perguntei: - Vocês ainda estão achando que a história é sobre isso? A Saga de Thorfinn é muito mais que um conglomerado de batalhas sangrentas e plot twists. Desde o começo o objetivo foi Thorfinn aprender que o que o pai dizia sobre guerras não fazerem sentido na vida de um homem se concretiza agora neste arco, com episódios chegando a uma redenção do personagem.

Para que o nosso herói pudesse retornar a Islândia, ele deveria se separar de uma vez por todas de todo aquele ódio que sentia por Askeladd ter matado o seu pai na sua frente. Ele deveria sofrer como um escravo para saber que as dezenas que ele matou também tinham uma família. Também sofriam como eke sofreu na fazenda de Ketil. E tudo isso foi exemplificado aqui, nesta segunda parte. Precisávamos ter esse momento de "sofrimento/entendimento" do personagem para que a história avançasse. 

Nesta segunda temporada, passada toda na fazenda Ketil, conhecemos um grande aliado de Thorfinn. Einar, também sofreu nas mãos da guerra, tendo sua família morta por soldados, em seu próprio lar. O que fez que os dois, mesmo não compartilhando os seus passados de começo, se aproximassem mais como escravos.

Alguns momentos importantes do segundo Arco de Vinland Saga

A Família de Ketil e as ações imaturas de Olmar


Após Thorfinn ter se separado de Askeladd na temporada anterior, e vendido como escravo, Ketil o compra, colocando para trabalhar em sua fazenda. Ketil, conhecido erroneamente como Ketil Punho de Ferro, tem dois filhos. O guerreiro Thorgil e o mais novo Olmar. Olmar sempre quis ser como o irmão e participar de grandes batalhas, o que faz que ele seja imprudente em suas ações durante todo o anime. As melhores cenas para mim deste arco tem Olmar como protagonista. Uma das cenas é quando ele tenta lutar com Thorfinn, na intenção de humilha-lo na frente dos companheiros. No meio dos golpes sem sentido de Olmar em Thorfin, temos a cena clássica do mangá em que a orelha esquerda de Thorfinn é decepada pelo jovem mestre.

Canute, Olmar e o Porco


Em uma visita ao Rei, Ketil e os dois filhos estão levando "prendas" para agradar o Rei e manter a proteção de suas terras. Quando Olmar resolve provar que está apto a lutar ao lado do Rei (sem experiencia nenhuma). O Rei Canute se aproveita dessa ingenuidade de Olmar, e planta ali uma armadilha, para retirar parte das terras de Ketil e expandir seu território. A cena em que Olmar tenta cortar um "porco" com a espada sem sucesso, assinou para sempre um caminho sem volta para a queda das terras de seu pai e sua família , que as conseguiu com tanto suor. Mais tarde nos últimos episódios Olmar finalmente se arrependeu de suas ações e até fica sendo o responsável por cessar a guerra na fazenda. Para mim este foi o personagem que mais cresceu durante este arco, junto com Thorfinn. O amadurecimento do personagem foi construído de maneira perfeita.

Thorfinn Reencontra Canute


Desde que Thorfinn e Askeladd protegeram o futuro Rei Canute, que estávamos esperando por esse reencontro. E isso não aconteceu de maneira fácil, como tudo não é fácil na vida do nosso protagonista. Thorfinn teve que levar 100 socos de um soldado do exército Real, antes de ganhar o direito de falar com Canute. Mesmo desfigurado e surrado, Thorfinn ainda conseguiu dialogar de maneira diplomática com o Rei e parar a invasão a fazenda, sem levantar a mão.

Thorfinn Reencontra Askeladd no inferno


Óbvio que estamos nos referindo ao "inferno pessoal" do Thorfinn, mas na cena que mostra o velho "Mentor" do nosso herói, a impressão é que se ele estivesse realmente no purgatório, a dor seria até menor. Em um dos episódios da segunda temporada, Thorfinn precisa enfrentar todos os soldados, escravos, e seres humanos que matou, ao mesmo tempo em que Askeladd o confronta, dizendo que ele nasceu para matar, e nunca irá se desvincular daquilo que fez, mesmo que se arrependa. A cena é forte e mereceu uma reflexão de como nossos atos durante a vida refletem por toda nossa história.

O Retorno para casa 


Neste segundo arco também finalizamos a jornada de anos de Thorfinn fora de casa. Desde que começou o anime que nosso herói estava fora. Assim que chegou, uma pergunta de muitas ecoou na cabeça dele:  "Quantos anos eu tenho?". Thorfinn passou anos lutando por vingança, e depois por redenção e perdão, então o tempo apagou sua própria essência. Muito bom ver o velho Leaf com o rosto de missão cumprida por trazer Thorfinn de volta. Ele cumpriu a promessa de levar o filho de seu amigo para casa e o fez. Thorfinn agora está de volta, por um objetivo maior, o título do anime vai finalmente entrar em pauta na próxima temporada. A busca por Vinland, um lugar onde não há guerra, onde as pessoas possam plantar, criar seus filhos e família. A série termina a sua segunda temporada, mas começa a verdadeira Saga Vinland.

O Episódio final acaba com um visual renovado de Thorfinn, sem barba, com o cabelo cortado, pronto para buscar a paz a qualquer custo. Vamos aguardar se esse custo não devolverá sangue nas mãos do jovem Viking.


Nos vemos na próxima temporada

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !