Turma da Mônica: Lições tem drama infantil de maneira saudável

0

Baseado na Graphic Novel dos irmãos Cafaggi e nos personagens de Mauricio de Souza.

Turma da Mônica: Lições, já disponível no Streaming da Amazon Prime Vídeo

Turma da Monica: Lições, continua a história do primeiro filme, Laços. O filme é baseado nos personagens das Histórias em Quadrinhos de mesmo nome criado por Mauricio de Souza, e o enredo "Lições" é retirado diretamente da Graphic Novel criada por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi. A história foi publicada pela Panini Comics em 2015, e acabou levando o 28º Troféu HQ Mix na categoria "melhor publicação juvenil".

Na história adaptada para este filme, Cebolinha, Monica, Cascão e Magali estão se preparando para a peça teatral de Romeu e Julieta para o festival do Bairro do Limoeiro, quando um acidente envolvendo as crianças faz com que os pais reflitam se as crianças devem continuar se encontrando. O que ocorre é que apesar de sempre estarem juntos, as brigas diárias, principalmente entre Mônica e os planos "infalíveis" do Cebolinha, estão sendo vistos pelos pais das crianças como brincadeiras de mau gosto, prejudicando a criação e a segurança dos filhos.

Os pais de Mônica então a transferem para outra escola, e a turma se divide. O que era para melhorar o ambiente, acaba por gerar outros problemas. Magali agora não consegue controlar a ansiedade por comida, já que não tem a companhia da melhor amiga, e Cebolinha e Cascão como novos Donos da Rua precisam assumir a frente para encarar meninos mais velhos, antes enfrentados pela Mônica com seu Coelho de Pelúcia Sansão. Cebolinha vai aprender que nem sempre poder pode vencer a coragem.

Tina (Isabelle Drummond) e Rolo (Gustavo Merighi), queridos personagens dos gibis, estreiam na produção

Com isso temos uma enorme expansão do universo gigantesco de personagens e situações que a Turma da Mônica dos quadrinhos tem. E a temática é das melhores para a idade de uma criança como a Mônica. Quem na infância já passou por uma mudança drástica de escola, com alunos desconhecidos e sem nenhum alicerce de amizade, sabe o quão doloroso é para ela se adaptar neste "mundo novo" e isso "Laços" consegue passar de forma muito forte e sentimental para quem assiste.

A produção insere vários personagens icônicos dos gibis nesta continuação. Todos de uma maneira bem suave e linear com a história do filme. Se você já leu as histórias de Mauricio de Souza vai identificar alguns só pelos diálogos. Eles trazem a característica do personagem e só depois revelam seu nome, para assim lança-los no universo do cinema para todos os públicos, os leigos e os fãs das histórias.  Diferente do primeiro filme, temos uma adição bem maior de personagens do universo. Ao longo do longa encontramos Tina, Rolo, Do Contra, e até o menino mudo Humberto.

Do Contra também está no Elenco

A atuação dos atores mirins é um show a parte. Kevin Vechiatto como Cebolinha fala de maneira muito natural trocando R's por L's. Laura Rauseo traz uma Magali com muita ansiedade, e por isso faminta por comida, mostra a dificuldade que as crianças tem em se concentrar diante de situações pesadas na vida. Gabriel Moreira como Cascão, em nenhum momento demonstra uma criança fedida, apenas alguém que coloca a diversão e a felicidade acima de tudo. E Mônica interpretada por Giulia Benite chorando arranca os corações de quem assiste, quando demonstra saudades da turma.

O filme desenvolve bem melhor os personagens e o universo do que o primeiro. Mesmo sendo uma sequência, a produção consegue se sobrepor com maior qualidade em vários aspectos. Os atores estão bem mais humanizados com os personagens, os textos estão mais suaves a realidade, e a adaptação do que é fantasia e realidade foi muito bem preparada. Desde os cabelos espetados do Cebolinha e do pai, Senhor Cebola, até a ansiedade que faz aumentar o apetite da Magali foram mais trabalhados e condensados em situações de superação.

Humberto e Cebolinha, piadas clássicas dos dois no gibi tiveram referências no filme

A coloração e a cenografia do filme estão bem vivas e leva o espectador para dentro da história, dentro do bairro do limoeiro. Sempre quando a Magali está em cena, o amarelo se destaca de alguma forma (por ser a cor da personagem). Assim acontece também com o verde do Cebolinha, o vermelho da Mônica e o marrom do Cascão. Os cenários conversam com o figurino com uma paleta de cores que lembram as páginas dos quadrinhos.

Com o sucesso que levou esse filme, a terceira parte "Lembranças" já esta mais que confirmada. Uma série chega também ainda este ano, continuando o filme e mantendo o elenco original na integra. E além disso uma cena pós crédito está presente no filme, indicando um personagem de peso para ser adicionado ao universo do cinema.

Turma da Mônica: Lições, conseguiu de maneira certeira oque o seu antecessor Laços não fez, levar o fã da Turminha para dentro do Gibi enquanto assistia ao filme. Uma obra nacional a ser respeitada, mesmo dentro de sua classificação infantil.

Dados Técnicos
Turma da Mônica: Lições
Diretor: Daniel Rezende
Estrelando:
Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira
Isabelle Drummond, Felipe Castanhari e Paulo Vilhena
2021 | Livre | 1h 37m | Aventura/Comédia

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !