Os livros de terror e suspense sempre cativam os leitores no mundo todo com suas histórias assustadores. Repletos de eventos sinistros, os gêneros, ao longo dos anos, revelaram autores hoje consagrados, como Edgar Allan Poe, Stephen King e Mary Shelley.

Veja essa lista, e confira 8 livros de terror antigos, que são verdadeiros clássicos que todo mundo deveria ler.


O Iluminado (Stephen King)



Lançado em 1977, o romance mostra a história de uma família que é levada a um hotel isolado durante uma nevasca. Tudo acontece pois o patriarca é contratado para cuidar do local na baixa temporada. No entanto, situações estranhas começam a acontecer, fazendo com que os ânimos dos personagens sejam afetados.

O Iluminado ficou também bastante famoso por conta de uma adaptação realizada por Stanley Kubrick em 1980. O filme, por outro lado, não agradou o autor do romance.

Também teve mais um filme com ligação direta ao livro, Doutor Sono.


A Assombração da Casa da Colina (Shirley Jackson)



Lançado em 1959, o livro de Shirley Jackson é considerado um dos maiores expoentes da literatura de horror com histórias sobre fantasmas. A obra foi adaptada para diversas mídias, incluindo uma série da Netflix.

Após alugar uma casa entre duas colinas, os personagens são perseguidos por entidades sobrenaturais. A narrativa é construída em uma crescente de tensões e medo constante.


O Chamado de Cthulhu e outros contos (H. P. Lovecraft)



Entre os melhores livros de terror, há um clássico do escritor H. P. Lovecraft. A coletânea de contos apresenta diversas histórias assustadoras que envolvem um universo único de personagens e criaturas repletas de mecanismos diferenciados de tudo aquilo que conhecemos. Por conta disso, o escritor se consagrou como um dos grandes nomes do gênero e construiu uma base sólida de leitores.


A outra volta do parafuso (Henry James)



Livros de terror e suspense costumam apresentar tramas repletas de personagens dúbios. Esse é o caso de The Turn of the Screw, lançado em 1898, traduzido ao pé da letra para A outra volta do parafuso.

Na história, os leitores descobrem uma narrativa fantasmagórica, repleta de nuances interessantes relacionadas a dois irmãos órfãos e tudo o que envolve o lugar onde residem. Também adaptado diversas vezes, a mais recente foi lançada na Netflix em 2020.


Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)



Um dos maiores gênios da literatura de horror e terror é, sem dúvidas, Edgar Allan Poe. Em seus quarenta anos de existência, diversas obras inspiradoras nasceram de suas angústias e anseios. Diversos contos foram lançados ao longo dos anos e, talvez, Histórias Extraordinárias seja a coletânea mais famosa, com os conhecidos O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto e A Queda da Casa de Usher.


O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson)



Lançado em 1886, o autor utiliza-se de alguns pontos de vista interessantes para narrar uma história repleta de nuances assustadoras e uma atmosfera de tensão e medo. Considerado na atualidade como um dos melhores livros de terror de todos os tempos.


O Silêncio dos Inocentes (Thomas Harris)



O perigoso serial killer Hannibal Lecter teve sua história contada em diversos romances de Thomas Harris. Um dos mais famosos foi lançado em 1988, introduzindo personagens marcantes na literatura, também transpostos ao cinema.

No livro, Clarice Starling tem um encontro direto com o criminoso para tentar desvendar um mistério bastante difícil envolvendo o assassino Buffalo Bill.


Frankenstein (Mary Shelley)



Muitos livros de terror antigos construíram uma legião de fãs ao longo dos anos, além de servirem de base para a criação de novas histórias. É o caso do clássico Frankenstein da escritora britânica Mary Shelley. Considerada como uma das grandes mestres do gênero, a história se tornou um símbolo para a cultura pop.

A trama aborda a relação de um cientista obsessivo com sua criação monstruosa. Adaptado diversas vezes em peças de teatro e cinema, o romance continua bastante atual em diversos aspectos e é um dos melhores livros de terror para ler.

Fonte: Amazon


Siga o MundialGeek nas redes sociais e não fique por fora dessa e mais notícias do mundo dos livros.

Deixe o seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem