Os planetas Júpiter e Saturno estarão em conjunção com a Lua nesta quarta

0

 

Vocês fãs do espaço tem dois bons motivos para olhar para o céu na noite desta quarta-feira (16): Júpiter e Saturno estarão em conjunção com a Lua. Primeiramente com Júpiter, seguida de uma com Saturno.

A Lua crescente estará em conjunção com Júpiter às 1h30, e com Saturno às 3h20. Porém uma má notícia é que nestes momentos a Lua estará abaixo do horizonte aqui no Brasil, impossibilitando a observação.

Porém toda via, nem tudo está perdido, você pode ainda observar Saturno e Júpiter próximos dela no momento do pôr do sol até por volta das 20h45, quando os planetas começam a sumir por atrás do horizonte. Você deve ver algo similar a isto:


Lua, Jupiter e Saturno, como visíveis no céu por volta das 20h desta quarta-feira (16). Imagem: Stellarium

Lembrando que todos os horários e direções indicados consideram um observador em Brasília, e podem ocorrer um pouco mais cedo ou mais tarde dependendo de sua posição no país.


A grande conjunção com a lua

Em 21 de dezembro teremos o solstício de verão, que marca o início do verão no Hemisfério Sul. Mas o grande destaque será a grande conjunção entre Júpiter e Saturno, que a olho nu estarão tão próximos que parecerão ser uma estrela só (a famosa estrela de Belém).

Embora conjunções entre estes planetas sejam comuns, eles não estão tão próximos desde 16 de julho de 1623. Fiquem espertos, eles serão visíveis a partir do pôr do Sol (às 18h57, considerando um observador em Brasília), 24º acima do horizonte a oeste, e ficarão no céu até sumirem sob o horizonte às 20h46.

Em declaração à BBC Patrick Hartigan, astrônomo da Universidade de Rice (EUA), afirma “aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400”, diz ele.


Como se orientar

Para ficar fácil a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.


O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Uma outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

Siga o MundialGeek nas redes sociais e não fique por fora dessa e mais notícias do mundo espacial.




Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !