Repetidas Rajadas rápida de rádio na Via Láctea

0

 

Fala galera, há mais ou menos duas semanas, foi relatado um feito interessante de grupos de astrônomos, a detecção de um grande pico de sinais de rádio vindos de algum ponto do espaço. Não é raro que os observatórios detectem sinais de rádio emitidos por um ou outro magnetar, estrelas de nêutrons especialmente carregadas, que emitem um fortíssimo sinal magnético.

O campo magnético de um magnetar é trilhões de vezes mais forte do que o campo magnético da Terra, além de milhares de vezes mais forte do que as estrelas de nêutrons comuns (que possuem campos magnéticos bastante fortes). Trata-se de algo realmente monstruoso. Além disso, estrelas de nêutrons são os objetos mais densos existentes em todo universo depois dos buracos negros claro, imagine uma massa entre pouco mais de 1 e 2,5 vezes a massa do Sol comprimida em uma bola de apenas 20 km de diâmetro.

No mês de abril, astrônomos do CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) detectaram sinais de rajada rápida de rádio (FRB, na sigla em inglês) que aparentavam vir do magnetar SGR 1935 + 2154. Logo, cientistas do Transient Astronomical Radio Emission 2 (STARE2) resolveram investigar mais um pouco também. Por fim, o radiotelescópio chinês FAST também se envolveu, de forma independente.

Os três trabalhos se juntaram um ao outro, confirmando ou refutando alguns pontos e trazendo os valores finais. O ponto é: pela primeira vez os astrônomos conseguiram rastrear as emissões de rádio até sua fonte. Os trabalhos originaram três artigos publicados juntos na revista Nature; do CHIME, do STARE2 e, do FAST.


As grandezas do magnetar



Os todos os sinais eram mais fracos do que geralmente são os sinais emitidos por magnetares. Eram bastante forte porque estavam perto, mas levando em consideração a distância, deviam ser ainda mais fortes. Mesmo assim, os dois primeiros sinais foram consideravelmente fortes. No dia 3 de maio, o radiotelescópio chinês FAST detectou um sinal bem mais fraco; em 24 de maio, o Westerbork Synthesis Radio Telescope (WSRT), na Holanda, detectou dois sinais também bastante fracos.

Isso deixou os astrônomos completamente confusos. A primeira questão é: por que há uma variação tão grande nos sinais detectados? Entre uma das soluções estaria a possibilidade de que os feixes não nos atingiram diretamente. Isso explicaria o motivo pelo qual todas elas são mais fracas do que deveriam, especialmente as três últimas, em maio. Outra hipótese é a da idade. Se esse for um magnetar mais velho, e as explosões que chegam até nós vêm de magnetares novos, bastante agitados, isso explica as diferenças nas forças.

“Nossas observações demonstram que SGR 1935 + 2154 pode produzir explosões com energias aparentes abrangendo cerca de sete ordens de magnitude, e que a taxa de burst é comparável neste intervalo”, relatam os pesquisadores. “Isso levanta a questão de saber se essas quatro rajadas surgem de processos físicos semelhantes, e se a distribuição da população de rajada de rádio rápida se estende a energias muito baixas”.

Portanto, agora, os cientistas se aprofundarão mais no assunto para esses pontos serem desmistificados. 

O estudo foi publicado no periódico Nature Astronomy. Com informações de Science Alert.

Siga o MundialGeek e não fique por fora desse e mais assuntos sobre a ciência e tecnologias.

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !