Nasa faz descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua

0

Cientistas da Nasa anunciaram nesta segunda-feira dia 26 a descoberta de moléculas de água na Lua, algo muito importante para as futuras missões tripuladas em programas como o Artemis e para a construção de bases permanentes na superfície de nosso satélite.

Até hoje, cientistas só haviam detectado água em estado sólido (gelo) em regiões escuras do satélite natural da Terra, tanto do lado oculto quanto do lado visível da Terra, onde o Sol nunca bate e as temperaturas chegam a 184 graus Celsius negativos.
O lado iluminado da Lua pode ultrapassar os 200 graus Celsius devido a sua rotação que pode ser de 27 dias e recebe a luz solar. A agência espacial destaca que foram detectadas moléculas de água (H2O), mas não se sabe em que estado. De acordo com análises iniciais, é mais provável que seja em forma de vapor preso no solo, e não gelo como já se viu antes ou líquido como na Terra.



O que essa descoberta significa?

Hannah Sargeant, cientista espacial da Open University, na Inglaterra, diz que a nova descoberta pode "ampliar a lista de lugares onde podemos querer construir uma base".

Existem algumas missões programadas para as regiões polares da Lua nos próximos anos, mas, no longo prazo, os planos são para construir uma habitação permanente na superfície lunar.

"A descoberta de água pode ter alguma influência. Nos dá algum tempo para fazer algumas investigações", diz a pesquisadora da Open University.

"Nós iríamos de novo para a Lua de qualquer maneira. Mas a nova descoberta nos dá mais opções e torna a lua um lugar ainda mais emocionante para ir."

Especialistas dizem que a água congelada pode formar a base de uma futura economia lunar, assim que descobrirmos como extraí-la.

Seria muito mais barato produzir combustível para foguetes na Lua do que enviá-lo da Terra. Portanto, quando futuros exploradores lunares quiserem retornar à Terra ou viajar para outros destinos, eles podem transformar a água em hidrogênio e oxigênio usados para alimentar veículos espaciais.

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !