Dog Never Raised: Cachorro Inédito traz obsessão por Cinema de forma criativa

0

 Longa Gaúcho sobre Obsessão e Cinema, estreia no Festival de Gramado

Dog Never Raised: Cachorro Inédito estreia no 50º Festival de Cinema de Gramado com novas propostas

Entrando para a lista de Longas Gaúchos, Dog Never Raised: Cachorro Inédito traz uma proposta nova de obsessão, referencias de filmes clássicos, ao melhor estilo Blow-Up e O Farol, além de uma montagem de cena perturbadora.

Na trama, um rapaz rouba um apartamento no centro da cidade, e leva vários DVDs de filmes clássicos consigo. Após assistir alguns títulos, fica fascinado com o poder que o cinema dá para a pessoa ser o que quiser, ser o que desejar, e resolve "fazer seu próprio filme". Assassinato, violência e sedução não tem barreiras no cinema, e é isso que o rapaz resolve fazer, retirar suas barreiras mentais e ser livre, fazer o que quiser.

Com essa narrativa, o Filme leva a refletir sobre o que o cinema faz em nossas vidas, levando nossas mentes a se libertarem do tradicionalismo. O longa é sobre essa relação que as pessoas tem com o cinema, e como os filmes abrem nossa mente, tanto com pensamentos bons, ou ruins.

"Cuspiu no Prato que comeu" - Críticas gentis são feitas ao longo do filme, sem mostrar o rosto do protagonista

A produção também é bem audaciosa na narrativa. O filme todo é narrado com a voz da mente do protagonista, com curtas frases direcionadas exatamente ao que ele pensa no ato da cena, todas em inglês, com legendas. Cenas mais fortes foram trocadas para passar a mensagem ao público, e não a ação em si. Em determinado momento, sabemos o que o protagonista faz, mesmo não mostrando explicitamente o que ele está fazendo de verdade ou pensando. E essa confusão de real e imaginário é o que produz o terror da obra em si. A narrativa, e não o acontecimento, fazem do longa ter essa "nova proposta" de terror.

A vida do rapaz ladrão de DVDs também nos mostra o quanto ele precisa somente de um impulso emocional para agir. Vários problemas na vida o cerca. Parece que mesmo ele estando com pessoas entre ele, o mostra uma pessoa solitária. Uma cena em especial com ele tentando "seduzir uma venda", dá sinônimo à situações de crítica para com a sociedade de maneira gentil. As vezes também ações como "cuspir no prato que comeu", ou dirigindo solitário pelas ruas, traz mensagens subliminares para críticas comuns da sociedade. 'Dog Never Raised: Cachorro Inédito' não trouxe somente uma história para se contar, mas sim a descrição da mente de uma pessoa com gatilhos emocionais.

'Dog Never Raised: Cachorro Inédito' entrega duas visões de câmera no filme, PB e colorido

Dirigido por Bruno de Oliveira, o longa é diferente dos dois trabalhos anteriores do cineasta, Ten-Love (2020) e Os Pássaros de Massachusetts (2019). Cachorro Inédito é uma proposta de filme com dois visuais de cena, uma em PB como se fosse um filme rodado em modo fábula (como em O Farol), e uma tradicional, colorida, o que da um incomodo aos olhos e absorção de imagem (acredito que seja essa a proposta da produção). Um formato de Curta-Metragem, mas aplicado em um longa, trazendo uma marca única ao filme.

Cachorro Inédito estreia publicamente dia 16 de agosto, no 50º Festival de Cinema de Gramado, concorrendo ao melhor longa gaúcho de 2022. (você pode conferir a lista dos outros indicados aqui)

O filme será exibido às 14h, no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2.697), seguido de debate com os realizadores ao final da sessão.


Serviço: 
"Dog Never Raised: Cachorro Inédito" de Bruno de Oliveira
Drama | 71 min. | Brasil
Elenco: Bernardo Bordini, Marcos Brique, Flávio Isaac, Helga Barcellos e Georgia Barcellos
Direção, Roteiro e Produção: Bruno de Oliveira
16 de agosto de 2022, às 14h | debate com os realizadores ao final da sessão
Onde: Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2.697 - Centro, Gramado - RS)
Entrada franca


Siga o MundialGeek nas redes sociais para ficar por dentro dos Festivais de Cinema e novidades dos filmes nacionais.

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !