Shazam ou Capitão Marvel? Origens do nome e a briga judicial da DC Comics

0

Porque Shazam da DC também é conhecido como Capitão Marvel?


Envolvido em diversas polêmicas e brigas judiciais, esquecido por algum tempo, quase sempre mostrado como um coadjuvante, e até a cópia do Superman, mas que a cada dia vem ganhando mais destaque, graças a produção dos seus 3 Filmes de Cinema (incluindo Adão Negro). Esse é o Shazam! Curiosamente, em uma das cenas de Shazam - Fúria dos Deuses, um dos cidadãos chama o herói de Capitão Marvel. Mas, se o herói é da DC Comics, por que o chamaram de "Marvel" ? Se você não conhecia a origem do herói, confira agora todas as informações de Shazam e do porque esse ser o seu nome de origem.

A Origem do primeiro Capitão Marvel e da Fawcett Comics


Primeiras publicações de Shazam (na época Capitão Marvel) pela Fawcett Comics

Em 1940, Bill Parker e C.C. Beck criaram o Capitão Marvel, que fez sua primeira aparição na revista Wiz Comics nº 2, publicada pela editora Fawcett Comics. Para entender a origem disso, é preciso voltar à década de 30, mais especificamente em 1934, quando o Major Malcolm Wheeler Nicholson fundou a National Allied Publications, uma pequena empresa que produzia quadrinhos em formato de tiras de jornal. Em 1937, o Major Wheeler Nicholson, juntamente com Jack Leibowitz, fundou outra empresa chamada Detective Comics Incorporation, que publicava histórias em quadrinhos em revistas especializadas.

Foi lá que surgiram a revista Detective Comics e a Action Comics, que deram origem ao Superman e aos super-heróis a partir de 1938. A partir daí, a Detective Comics Incorporation se fundiu com a National Allied e passou a se chamar National, mas com o selo de Superman DC, que posteriormente se tornaria apenas DC. Com o sucesso do Superman e do Batman desde o início, outras empresas começaram a surgir, incluindo a Fawcett Comics.

Foi na revista Wiz nº 2, em 1940, que a Fawcett Comics criou o personagem Capitão Marvel. A palavra "Marvel", em uma tradução literal, significa "maravilha" ou "maravilhoso", o que fazia sentido na época, já que a editora Marvel ainda não existia.

A história de origem do primeiro campeão

O velho mago Shazam explicando à Billy Batson a origem de seus poderes

Billy Batson trabalhava vendendo jornais na porta de uma estação de metrô e era órfão, mas um homem misterioso ofereceu-lhe abrigo dentro do metrô. Lá, um trem totalmente colorido apareceu e levou Billy e o homem para um lugar chamado Pedra da Eternidade, localizado no centro do universo, onde os sete pecados capitais do homem eram mantidos prisioneiros. Um velho barbudo, vestido de branco, chamado Shazam, chamou Billy. Seu nome era um anagrama das iniciais dos seres mitológicos que lhe concediam seus poderes: S pra sabedoria de Salomão, H pela força de Hércules, A pela resistência de Atlas, Z pelo poder de Zeus, A pela coragem de Aquiles e M pela velocidade de Mercúrio.

Shazam tinha 3 mil anos e procurava um substituto porque sua vida estava chegando ao fim. Ele observou Billy por um tempo e viu que o garoto era honesto e bondoso. Billy foi escolhido para assumir seus poderes e, ao dizer o nome "Shazam", tornou-se o mortal mais poderoso da Terra, conhecido como Capitão Marvel, o defensor dos inocentes e o campeão da humanidade. Ele tinha superforça, era invulnerável, podia voar e usava um uniforme colorido com seu símbolo no peito e uma capa. O Capitão Marvel era alto e forte, muito semelhante a um personagem criado dois anos antes, o Superman.

DC Comics e o processo de direitos autorais em cima da Fawcett Comics

Novo visual do herói Capitão Marvel (agora Shazam) nos novos 52

A DC decidiu processar a Fawcett por plágio, alegando que o Capitão Marvel era uma cópia descarada do Superman, após ver o sucesso que o novo personagem da editora concorrente estava fazendo. Esse processo se arrastou por 12 anos na justiça e, em 1953, a Fawcett, que vinha sofrendo com baixas vendas, encerrou o título. A editora entrou em declínio e, 20 anos depois, em 1973, a DC adquiriu a Fawcett e todas as suas publicações, incorporando-as em suas histórias como uma das Terras do Multiverso, a Terra-S.

A chegada do Capitão Marvel da "Marvel" e do MarvelMan

Da esquerda para direita, Capitão Marvel (da Marvel) e MarvelMan, este mais tarde seria MiracleMan

Durante o período de 1953 a 1973, a Timely Comics mudou seu nome para Marvel Comics e criou um personagem com o nome Capitão Marvel. Quando a DC comprou os direitos do personagem Capitão Marvel da Fawcett, a editora não pôde usar o nome do herói no título de sua revista porque a Marvel Comics já havia registrado o título. Por isso, a revista foi intitulada SHAZAM.

Enquanto o personagem Capitão Marvel estava sem publicação, uma editora britânica criou sua própria versão do herói, chamada Marvel Man, que acabou sendo renomeado para Miracle Man devido à semelhança com o personagem da Marvel Comics. Anos depois, os direitos de Miracle Man foram adquiridos pela própria Marvel Comics. Curiosamente, a Marvel Comics havia criado seu próprio personagem com o nome Capitão Marvel durante o tempo em que o Capitão Marvel da Fawcett estava fora de circulação.

A nova história de origem de Shazam, na Terra S 

Quando Shazam chegou nos Novos 52, embates com o Superman foram criados.

Em 1985, ocorreu um grande evento no universo da DC: a Crise nas Infinitas Terras. O objetivo era fundir o multiverso, e uma das Terras afetadas foi a Terra S, lar do Capitão Marvel e de outros personagens criados pela Fawcett. A partir de então, eles foram oficialmente integrados à Nova Terra, convivendo com outros heróis icônicos, como Batman e Superman.

As histórias em quadrinhos revelaram que os pais de Billy Batson, o alter ego do Capitão Marvel, foram mortos por seu assistente, Teth Adam, que posteriormente se tornou o vilão Adão Negro. Como resultado, Billy foi enviado a seu tio, que só queria sua herança e acabou expulsando o garoto, deixando-o órfão. A DC continuou a usar o nome Capitão Marvel, pois tinha direito sobre ele.

No entanto, com o lançamento do Flashpoint em 2011 e os Novos 52, a DC oficialmente renomeou o personagem para Shazam, eliminando os problemas de direitos autorais com a Marvel Comics. Então por isso, o primeiro Capitão Marvel a existir, hoje é sim da DC.

Embora haja várias semelhanças entre o Shazam e o Superman, incluindo a força sobre-humana e a capacidade de voar, o Shazam tem uma vantagem: seus poderes vêm da magia, e o Superman é vulnerável a ela. Em contrapartida Superman tem experiência em batalhas e é de outro planeta, contra Billy que é apenas uma criança. Isso levou a muitos confrontos entre os dois personagens, e os leitores sempre debatem sobre quem seria o vencedor.

A Família Marvel, agora Família Shazam nos filmes do cinema

Imagem com a formação original do Capitão Marvel (família Marvel), Mais tarde rebatizada de Família Shazam

Durante as primeiras publicações como Capitão Marvel, ele compartilhou seus poderes com outros personagens, como sua irmã Mary Batson, que se transformava em Mary Marvel com seus próprios poderes. O jovem Fred Freeman se tornava o Capitão Marvel Jr., enquanto o tio de Mary, Dudley, se autodenominava o tio Marvel, apesar de não ter nenhum poder. Eles eram conhecidos como a Família Marvel e até tinham um tigre humanoide chamado Seu Malhado. Outros personagens, como os Tenentes Marvel e até mesmo o Hoppy, o Coelho Marvel, também ganharam poderes em algum momento. No entanto, depois dos Novos 52, a Família Marvel se tornou a Família Shazam e teve novos integrantes. A origem do personagem permaneceu basicamente a mesma, mas com mais detalhes e uma nova personalidade para Billy Batson. A principal diferença foi que antes, Billy se transformava em Shazam, assumindo uma nova identidade. Com os Novos 52, seu corpo se transforma em Shazam, mas ele ainda mantém a mente de Billy Batson. Toda a origem do personagem e da família foi recontada em uma única palavra mágica na HQ de 2011.

Que inclusive é totalmente a inspiração para os dois filmes do herói, SHAZAM (2019) e SHAZAM! Fúria dos Deuses (2023). Adão Negro, seu arqui-rival também ganhou um longa recentemente em 2022.

E você já conhecia a origem do nome do herói? Deixe nos comentários o que achou dessa nossa pesquisa em cima do nome Capitão Marvel, ou compartilhe com os amigos que também curte HQs da DC Comics.

Até a próxima

Postar um comentário

0Comentários
* Sua opinião é muito importante para nós !
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

🍪 Usamos cookies neste site Saiba mais
Accept !