O estilo de filmes zumbi vem se desenvolvendo e ocupando o seu lugar. Zumbi se classifica como um subgênero do terror tendo o seu início nas telas na década de 60 com A Noite dos Mortos Vivos. a sugestão inicial era aterrorizar com a volta dos mortos, os filmes se passavam em um cenário aterrorizante e traziam histórias pesadas para nos envolver com a trama, traziam também embasamento científico para justificar a volta dos morto e tornando as histórias ainda mais assustadoras. hoje encontramos uma diversidade de tramas dentro do subgênero como um mais científico e outros mais cômicos e ainda temos os assustadores estando em menores produções desde o seu precursor. 

O Zack Snyder nos traz em 2021 uma versão atualizada desse estilo em Army of the Dead, um filme com bastante ação naqueles corpos com swings, mas almas já tão distantes de nós. Rsrsrs. Parece que cada produção desse subgênero toma uma maior dimensão quando se propõe a explorar um novo aspecto como em Meu namorado Zumbi, contando o lado do zumbi, o que eles pensam, sentem, trazendo o lado deles sobre essa condição. Sim, eles já foram pessoas como nós. A questão é se são eles alí, as pessoas que eram. os corpos possuem as almas que parecemos ter perdido?! Preparamos aqui uma lista com 11 filmes que tratam sobre o assunto sob vários ângulos, abordando aspectos sobre entes queridos os quais nos deixaram, nosso sentimento diante da perda e a forma como lhe damos com isso. Os assuntos acerca da finitude são dolorosos, mas alguns desses filmes tratam sobre essa questão de forma cômica até e outros nos fazem ter um olhar reflexivo e compreensivo diante da perda. 

1. A Noite Dos Mortos Vivos 1968 

Sem tanto investimento na produção, mas uma proposta bem elaborada. Filme peoduzido em preto e branco pelo excêntrico George Romero, A Noite dos Mortos Vivos foi o início do subgênero Zumbi permitindo a sua utilização dentro de outros variados gêneros como do científico até a comédia. O filme prende-se pela tensão proposta a partir da sua narrativa sem precedentes. 


2. A Volta dos Mortos Vivos 1985 

Dando segmento ao filme inicial desse subgênero, talvez sem ele os zumbis não tivessem sobrevivido, A Volta dos Mortos Vivos veio para consolidar o estilo trazendo uma franquia com todos os componentes dos filmes atuais dispersos hoje, sendo a franquia referência. embora eu tenha assistido enquanto criança ainda, não recomendo, rsrsrs, provocava um medo sim e assistindo durante a madrugada dá o clima na medida para esse tipo de filme, principalmente pra quem quer um terror mediano. A história não é profunda, mas bem elaborada para a sustentação do enredo, legitimando-o na busca para quem procura compreender melhor o gênero. 


3. Uma Noite Alucinante 

Sam Raimi aproveitou bem um cenário já aproveitado em filmes de terror daquele tempo para produzir o seu terror/zumbi. Jovens viajando para uma casa no meio do mato, bem estilo Jason, encontram um livro diabólico que matam as pessoas após pronunciarem as palavras ali escritas. Eles começam a assistir as mortes uns dos outros e suas transformações em zumbis. 


4. Meu Namorado Zumbi 

Esse parece uma inovação dentro de um estilo já tão utilizado com o personagem tão estereotipado. Eles acertam no ponto ainda não abordado, quem são os zumbis?! o que eles pensam, sentem?! Meu Namorado Zumbi traz os aspectos próprios deles, até então os zumbis são postos enquanto corpos que andam e comem pessoas, mas como?! O Z, personagem principal, vem falar sobre como funciona para ele e acaba no meio de uma revolução quando entendem que os zumbis também amam e nós os amamos. 

5. Enterrando minha ex 

Uma jura feita de forma inconsequente diante de uma estátua promove a conexão eterna entre Marx e Evelin. Mesmo depois da jura de amor eterno feito por ambos, ele decide terminar o namoro, mas não dá tempo. Antes de dar continuidade ao plano de morarem junto, Indo encontrá-la após o trabalho, Evelin acaba sendo atropelada e morre na sua frente. Ela não chegou a ouvir de Max o encerramento da relação e movida por forças sobrenaturais a partir da jura feita diante de um altar, ela volta pra ele como se nada tivesse acontecido, nenhum acidente, afim de consolidar o relacionamento. Uma ex voltando do mundo dos mortos, parece uma história válida. Acho que tem base no mundo real. Quem não tem um ex insistindo em voltar como se nada tivesse acontecido?! 

Participe também do nosso
Ou leia também

6. Zumbilândia 

Columbus vivia trancado em casa na companhia de seus jogos, na esperança de um dia encontrar uma garota legal para ser sua namorada, era mais um sonho, sua realidade era bem mais vazia. Após um virus zumbi contaminar toda a população mundial, enfim ele encontra amigos de verdade na luta pela sobrevivência. Eles se tornam mais que amigos, são uma família e agora a vida começa a acontecer de verdade para esse jovem nerd. Alguma semelhança com a nossa vida?! Alguma semelhança com a atualidade?! 

7.Madrugada dos Mortos 

Um pequeno grupo de pessoas fica preso em um shopping cercado por zumbis, eles precisam sobreviver a qualquer custo. Apesar de serem mortos, esses monstrinhos dão muito trabalho para quem está tentando fugir de seus braços envolventes, como uma produção do Snyder, esse filme possui mais ação. 

8. Guerra Mundial Z 

Gerry Lane precisa fugir com sua família, mas também precisa investigar a epidemia que trouxe os mortos a vida promovendo uma guerra entre os mundos. Este possui uma óptica mais científica sobre o assunto, trazendo especulações sobre se já não houveram testes assim, peço que deixem nos comentários o que pensam a respeito de possíveis experiências zumbis, 


9. Vida Pós Beth 

Zach está profundamente abalado com a perda da sua namorada Beth e tudo o que ele queria era tê-la de volta, até que ela ressurge do mundo dos mortos. Inicialmente tanto ele quanto a família estranham, mas também agradecem pela volta de sua querida Beth, mas com o passar dos dias ele sente que a Beth não é mais a mesma menina com quem ele namorava. Daí ele pensa, seria melhor não ter voltado, coisas assim e ainda tem que lidar com outros ressurgimentos de ausentes. 


10. Os Mortos Não Morrem 

Um filme apático e esse é seu charme muito bem colocado. Adam Driver e Bill Murray protagonizam com excelência uma história cheia de absurdos com total falta de expressividade. se a tentativa foi a de mostrar o quão sem graça é o tema, parece que elevou o tema a outro nível, trazendo as questões acerca do sobrenatural e nossa receptividade ou indo além dos filmes ou em como já estamos tão acostumados a vivermos dentro de filmes que não estranhamos mais nada. Viu?! São muitas as possibilidades dentro de um cenário apático. 

11. Army of the Dead 

2h 28 m de ação em um filme de zumbi. Mais um filme de zumbi do mesmo diretor de Madrugada dos Mortos, também produzido pelo Zack Snyder e citado aqui nessa lista. Army of the Dead vem a parecer um compilado de histórias de zumbis já vistas antes, não possui uma característica própria, mas traz a perseguição e o isolamento levados ao extremo. Las Vegas está tomada por zumbis e uma equipe de mercenários, em um estilo cômico, precisa chegar até os cofres abandonados lá e todo o dinheiro. Zumbis mais ativos e comprometidos em manter seu ninho a salvo tendo Zumbis alfa's.


Lembra de mais algum filme essencial para o gênero? Gostou da lista? Deixe seu comentário.

Deixe o seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem