Ator Jovem promissor da década de 80, mas não viveu tempo suficiente para consolidar seu talento em seus trabalhos adultos. River Phoenix, seu nome significa Rio em português, herança de seus pais hippies que seguiam uma seita religiosa e deram outros nomes assim aos seus irmãos também como Arco-íris, liberdade, Verão. River é irmão de Joaquin Phoenix, ator intérprete do Coringa nas telonas em 2019, mencionando seu irmão no discurso da premiação do Oscar 2020. Nascido em Madras, Oregon em 23/08/1970, não parecia ter um porto seguro fixo desde a infância, até usar seu primeiro dinheiro ganho por sua atuação no filme Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985), para adquirir uma fazenda na Flórida e passar a viver com seus pais e irmãos.


Sua vida era inspiradora. Sua vida nômade foi referência para dar vida ao jovem Danny Pope personagem vivido por ele em Um Peso de Um Passado (1988), no qual ele vivia fugindo com a família pelos EUA, mas cultivando em seu coração o desejo de estudar Música na faculdade de Juilliard, tendo sido indicado ao Oscar de ator coadjuvante por essa atuação. A Arte imita a vida. Teve uma canção composta por Milton Nascimento levando seu nome. Atuou quando criança em um dos maiores filmes da década de 80, o clássico, Conta Comigo (Stand by me, 1986). Era requisitado para as maiores produções jovens da sua geração. Muito comparado com o ator James Dean (escrevi sobre ele aqui no site também), por sua história de vida e morte, em como viveu e morreu.

River Phoenix em uma das suas mais famosas atuações, no filme Conta Comigo (Stand by me)

Promessa da sua geração, seu rosto meigo e atitudes precisas traziam de volta o espírito libertador sentido profundamente pelos jovens. Ele percorreu seu trajeto desde a infância mostrando seu talento e cresceu mantendo uma consciência social se tornando ativista em favor dos direitos dos animais. Ele se envolvia diretamente na causa e trabalhava em prol do PETA, dirigido hoje por seu irmão Joaquin, ele usava todo o peso da sua fama nas campanhas e chegou a ganhar o prêmio de Humanitário do Ano. É muito bacana vermos que há pessoas realmente interessadas em causas legítimas, não é?! River era uma dessas pessoas. Infelizmente ele parece ter sido relapso consigo próprio somente, falecendo ainda muito jovem em consequência de uma overdose.

Infelizmente a década de 80 foi um período muito confuso para quem estava no processo de transição. Os ideais hippies já eram entendidos como utópicos, porém as causas eram válidas. River Phoenix foi o retrato de sua geração, seu estilo, seus ideais e sonhos eram tão genuínos quanto os de todos os jovens daquela década. ele sonhava desde a infância em ser músico e esse era o sonho dos jovens. Essa sensação de estar perdido, inadequado, uma falta de habilidade para crescer com aquele momento de possibilidades foi encontrado em outros atores de sua geração como o também falecido Corey Haim. Robert Downey Jr. passou por um período muito complicado na vida pessoal e profissional, incluindo prisões e vícios, há pouco tempo encontrou sua grande oportunidade no personagem Homem de Ferro da Marvel e edições atuando como o Tony Stark . Charlie Sheen, conseguiu se refazer há pouco tempo depois de chocar a todos com suas atitudes agressivas e seus vícios, enfim, ótimos atores, mas um período de descobertas e nem todos sobreviveram.

River Phoenix e Keanu Reeves em Garotos de Programa (My Own Private Idaho)

Tinha uma vida amorosa tranquila tendo namorado a atriz Martha plimpton, com quem contracenou em A Costa do Mosquito (1986) e namorava Samantha Mathis quando morreu. Em 1991 trabalhou ao lado do Keanu Reeves em Garotos de Programa, uma produção visceral conseguindo expressar sobre a angústia profunda vivida pelos jovens alí. Eles se tornaram grandes amigos e esse foi um dos seus últimos trabalhos concluídos por ele nos cinemas, mas deixou inconcluso um álbum com a banda Aleka 's Attic, da sua irmã Rain Phoenix, se dedicando a carreira musical tendo sido esse arquivado após sua morte e estava terminando as filmagens de Dark Blood. Ele amava música e tinha alguns projetos e trabalhos, embora sua carreira enquanto ator tivesse maior evidência. Diário de Um adolescente, tinha ele para o personagem Jim Carroll o qual acabou sendo interpretado pelo Leonardo Di Caprio e o revelando ao mundo.

River em seu último papel no filme inacabado devido sua morte, Dark Blood

Em 31 de outubro de 1993 na boate a qual ele iria se apresentar, onde seu amigo Johnny Depp também é sócio, tinha se reunido seus irmãos Joaquin e Rain, também estava presente Keanu Reeves e eles presenciaram a terrível cena do River se debatendo em convulsão na calçada da boate não conseguindo ser atendido em tempo. Ele teria consumido uma mistura de cocaína e heroína conhecida como Speedball momentos antes, do lado de fora da boate. Até sua morte, não se sabia sobre seu envolvimento com drogas, esse também parece ser um forte traço dessa geração.

Leia Também:
Ou acompanhe também:


Deixe o seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem