Terror não tem sido tão produzido, os amantes do gênero tem ficado órfão de produções realmente impactantes pelas narrativas aterrorizantes. Temos muitas produções as quais impactam pelo efeito visual. Muito sangue, braços e pernas sendo arrancados, pessoas tendo suas cabeças cortadas ganharam muitos adeptos nos últimos anos, o estilo gore tem ganhado cada vez mais espaço pelo por sua produção visual.

Os filmes mais antigos trabalhavam uma narrativa a qual prendia o telespectador revelando o inferno, a maldição, o terror a cada diálogo, um demônio por trás de todas as situações, muitas vezes como um quebra-cabeça, precisando muita atenção nossa, nos conectarmos mesmo com a história, eram envolventes. Os filmes no estilo Gore são mais assustadores pelas imagens chocarem. Mas sempre convencem ou dão realmente medo?! Os filmes no estilo slash, você sabe que a mocinha vai sobreviver no final. Tem uns filmes atuais considerados terror cômico, já fizemos uma lista assim, agradam?!

O velho estilo terror/horror o qual marcavam por diálogos e cenas sombrias, personagens ambíguos, vítimas dóceis, estão em falta. Temos ótimos filmes mais antigos e outros mais contemporâneos, os quais trazem bem a proposta do terror genuíno. Preparamos aqui uma lista para você conhecer mais sobre o gênero e narrativas bem construídas.

01. O Bebe de Rosemary (1966)
Rosemary é casada com Guy Woodhouse, um pretensioso ator almejando o sucesso. Eles se mudam para um apartamento e se tornam vizinhos de um casal de idosos solitários, quando Rosemary consegue engravidar, enfim, se vê adotada pelo casal. Com o passar dos meses ela se vê refém e ao tentar se libertar se passa por insana ao falar sobre as suas suspeitas sobre o casal de velhinhos. Esse filme é um clássico, uma produção ímpar. Para quem curte o gênero, não pode deixar de lado um filme com diálogos tão bem intrincados e cenas tão sutis.


02 Hereditário (2018)
Uma mãe completamente atormentada pela perda de sua filha recorre ao auxílio de uma invocação do seu espírito para seu consolo. Depois de perder sua mãe, Annie precisa lidar com as lembranças deixadas por ela e em pouco tempo ela perde também sua filha, Charlie. Toda a família Graham é absorvida por um luto interminável e as heranças começam a se manifestar. Esse filme prende completamente pela narrativa a qual vai se desenvolvendo a partir e sob sofrimentos. As cenas das mortes são impactantes assim como a apresentação da seita e manifestação do mal.


03. Midsommar (2019)
Dany está em um relacionamento por um fio com seu namorado Christian, ele reclama da sua carência muito apropriada, completamente justificada e depois de passar por uma tragédia em família eles resolvem viajar com os amigos. Eles esperam por dias tranquilos e até um encontro com a paz interior quando se descobrem em uma seita a qual comete sacrifícios humanos. O lance principal desse filme é o terror durante a claridade. Tudo acontece durante dias primaveris, um campo belo e roupas claras, pessoas afetuosas e empáticas. Escrevi uma análise sobre esse filme. Confiram! Seria um erro classificá-lo como o melhor filme de terror de 2019?!


04. Babadook (2014)
Amélia, agora viúva e ainda torturada emocionalmente pela morte do marido, encontra dificuldades para cuidar de seu único filho Samuel pelo seu comportamento enfadonho. Ele está convencido de que monstros o perseguem em sua casa e tenta alertar sua mãe, através de gritos extremamente irritantes. O filme apresenta um ritmo lento até a metade, desenvolvendo mais uma história mais dramática do que qualquer outro gênero. Mas com dados obscuros interferindo, a gente se conecta a fim de chegar à revelação final.


05. Mártires (2008)
Uma seita fanática acredita no poder do sacrifício e sequestra pessoas para isso. Eles estão em busca de uma santidade a qual será revelada durante através do martírio, pelo poder do sofrimento. Lucie é encontrada perdida em uma estrada sem lembrar do que teria acontecido para ter ido parar ali, totalmente desnorteada. Ela cresce em um lar adotivo no qual conhece Anna, tendo a como uma irmã, confidencia suas memórias e sua intenção em punir os culpados pelo massacre de sua família.


06. Um Lugar Silencioso (2018)
Em uma pequena cidade, um casal vive isolado com seus filhos em uma fazenda, se mantendo em um silêncio absoluto na tentativa de se livrarem de um monstro o qual tem assombrado as vilas em torno. Esse monstro é atraído pelas ondas sonoras, por isso a salvação está no silêncio Esse filme foi considerado o melhor de 2018, conseguiram desenvolver uma trama aterrorizante com o som do medo. tivemos a continuação desse filme também esse ano. Ele conquistou público e se apresenta como uma produção bem elaborada dentro dos termos colocados, não possui furos no roteiro, se mantém alinhado.


07. Invocação do Mal
O casal de investigadores paranormais Warren percorrem o país buscando casos de manifestações sobrenaturais quando uma mãe desesperada vai a uma de suas palestras buscando ajuda para salvar sua família do poder sombrio que paira sobre sua casa. Ed e Lorraine fazem testes para provar a infestação demoníaca, eles usam todos os recursos disponíveis para filtrar todas as possíveis fraudes. Filme baseado em fatos reais. Acabou de ser lançado o tão esperado terceiro filme dessa franquia, ainda temos os derivados Annabelle.

Este filme faz parte de uma franquia,
Leia também:



08. Sobrenatural (2011)
Após se mudarem o garoto Dalto sofre um acidente e inexplicavelmente entra em coma. Renai, sua mãe, havia observado acontecimentos estranhos na casa, logo toda a família Lambert começa a perceber o sobrenatural na casa e precisam assim buscar ajuda para salvarem o seu filho preso nas sombras. Seu pai Josh se descobre como o responsável pelos acontecimentos com seu filho e por seu resgate. Inicialmente parece o terror onde o mal está na casa, logo verá como o filme dá embasamento para sequências sem perder a identidade. Não espere encontrar todo o sentido da manifestação do mal no primeiro filme, mas pode assistir tranquilamente um bom filme de terror com um desfecho coerente, independentemente do gancho deixado.


09. Boa Noite Mamãe (2014)
Os gêmeos têm sua mãe de volta em casa depois de uma cirurgia plástica, mas ela não parece mais a mesma. Sem acreditar que a mulher atrás das ataduras seja a mãe, eles vivem em uma reclusão dentro da própria casa. Os diálogos bem intrincados nos levam até um final surpreendente, provoca a vontade de voltar ao início do filme, não apresenta sangue ou imagens sombrias, mas é extremamente válido pelo seu desfecho.


10. Deixe-me entrar (2010)
Esse filme requer uma atenção maior, não lhe pega de cara pelos sustos. Owen é um garoto de 12 anos muito sozinho, criado por sua mãe recém divorciada, sofre bullying na escola e observa a vizinhança nos momentos de lazer na quadra do seu condomínio habitacional. Ele percebe a chegada de um novo vizinho e conhece Abby, ela parece ter a mesma idade e logo eles se sentem próximos pela solidão imposta. ela o encoraja a enfrentar os valentões da escola e ele se vê tendo uma amiga e aos poucos vai conhecendo mais sobre seu lado sombrio. O filme se passa a noite e logo se revela como um dos filmes do subgênero vampiro mais bem qualificados já produzidos até aqui.


11. Os Outros (2001)
Em uma casa reclusa, no período da segunda guerra mundial, Grace vive com seus dois filhos enquanto espera pelo retorno de seu marido combatente mundial. Uma mulher muito fervorosa à igreja e seus ensinamentos, preocupada com os filhos que sofrem de uma doença a qual não os permitem sair ao sol nunca, tendo que viver na escuridão, as janelas estão sempre cobertas pelas cortinas, somente velas iluminam a casa. Um filme com um roteiro clássico, mas surpreendente. Um daqueles filmes com fórmulas conhecidas, mas mantendo o caráter aterrorizante e surpreendente.


12. Suspiria (2018)
Um filme de terror marcado por muito sangue e tendo como cenário a Bruxaria. A partir dessa seita mantida por mulheres em oculto, a história ganha preenchimento. A história é bem entrelaçada, mantém-se um ritmo envolvente até seu desfecho quando tudo se revela. Susie Bannion realiza seu sonho de ser aceita pela extraordinária academia de dança Markos Tanz Company. Chegando dos EUA na Alemanha com alguns dólares ela é agraciada com uma vaga na mais importante companhia de dança já conhecida e logo se torna cativa do acolhimento o qual recebe. Ela sonhava em conhecer e dançar para Madame Blanc, o mito, até que se vê tendo a oportunidade de fazer parte da alma daquela companhia. Esse sugerido aqui é o remake da obra original do Dario Argento, 1977.



13. A Profecia (1976)
Um embaixador americano e sua esposa na Itália estão prestes a terem seu primeiro filho quando ele recebe a notícia de seu falecimento no parto. Temendo em dar a notícia a sua esposa ele é ofertado por um padre a evitar o sofrimento dela colocando um recém nascido órfão no lugar de seu filho consanguíneo. O filme possui inúmeras referências bíblicas, muito bem produzido, o terror toma conta do filme do início ao fim sendo preenchido completamente por diálogos e acontecimentos muito bem construídos e amarrados.

14. Jogos Mortais (2004)
Um homem quer ensinar a outros dois o valor da vida. Encontrando-se acorrentados em um banheiro público, dois homens se questionam com desespero quem é o responsável por terem os prendido ali. Aos poucos eles vão conectando as peças de um jogo perverso onde o prêmio final são suas vidas. Temos uma franquia de Jogos Mortais na qual o Saw é o protagonista se fazendo como um anti-herói, diferente de outros filmes de terror, Saw conquista a atenção do telespectador por sua proposta, ainda que cruel, em apresentar o valor da vida. Muito bem desenvolvido até os Jogos Mortais 3.


Faltou algum terror realmente marcante aqui?! Deixe sua sugestão nos comentários.


Deixe o seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem