O gênero terror tem se confundido com outros tipos de filmes tendo perdido muito em sua essência de causar medo, espanto, tensão. Tem se colocado muito filme de suspense na lista de terror, o que não está errado, daí provém o estilo slash e temos franquias clássicas neste estilo. Mas não pode faltar tom Sangrento e macabro na trama. Por vezes assistimos a filmes de suspense mais assustadores do que algum outro classificado somente como terror, não exatamente slash, ou não somente. Mas pra quem curte ou está tentando conhecer mais filmes classificados como terror/horror/suspense, precisa assistir aqueles os quais propagaram a fama e não são tão comentados hoje, foram esquecidos ou encobertos por outro lançamento no mesmo período,  não alcançando sua notoriedade. Vamos as origens!

1. Suspiria (1977)

Embora não seja tão comentado entre os amantes da galerinha de hoje, Suspiria é um clássico do terror trazendo todas as substâncias para prender nossa atenção. A trama se passa em uma casa- escola de dança para jovens moças e rapazes e é conduzida pela a aluna nova Suzy, que ao observar acontecimentos estranhos e sem explicação na escola, tenta entender pelas teorias da sua amiga Sarah, com passa a dividir seus momentos na casa. o tema desse filme é bruxaria, um daqueles que prende o telespectador pela história bem entrelaçada. porém há também muito sangue, recorrendo ao gore. o filme original é da década de 70, precisamente no ano de 1977, uma obra do Italiano Dario Argento, mas há um reboot produzido em 2018.


2. Quem matou Rosemary (1981)

Estilo slash, Quem matou Rosemary cai muito bem para aqueles que procuram também ação em um filme de terror e suspense, afinal combinam muito bem. É a história de ex vetereno de guerra que após ser deixado pela sua namorada volta para cidade para se vingar em todas as jovens que lembram ela. tem a mocinha apaixonada, oura e não correspondida pelo sherif da cidade, suas amigas e o vizinho incapacitado porem muito suspeito. todos os elementos de um filme nesse estilo já na decada de 80. parece não ter tido tanta repercussão pela estreia do tão aclamado sexta- feira 13, gerando uma franquia deliciosamente assustadora desse estilo. um bom filme para quem procura conhecer mais e melhor filmes de terror.


3. Dia dos namorados macabro (1980)

Outro representante do estilo slash, muito bem produzido depois de um acidente na mina durante a comemoração do dia dos namorados, no ano seguinte os assassinatos acontecem como forma de punição a cidade por não fazer luto durante o período. Depois de acreditarem ter prendido o assassino da chacina, a cidade passa a respeitar um luto deixando de comemorar a data por anos. Ao retornarem a organizar festas, o prefeito recebe um coração humano em uma caixa de bombons lembrando-lhe o massacre. a partir de então assassinatos voltam a ocorrer e a festa volta a se cancelada, mas os jovens já entusiasmados não respeitam o cancelamento, fazendo de tudo para comemorarem em outro lugar longe dos olhos das autoridades.


4. O que terá acontecido a baby Jane? (1962)

Um clássico. terror psicológico muito bem apresentado nesse filme. duas irmãs unidas em um cenário doentio. Jane, ex atriz infantil, inveja sua irmã Blanche, que realmente fez sucesso na carreira e após um acidente de carro causado por Jane, passou a viver sob seus cuidados perigosamente. Jane tem obsessão com a volta ao estrelato e culpa a sua irmã por não ter alcançado o que pensava lhe ser devido. ela enquanto cuida de Blanche a mantém isolada enquanto pensa em como voltar ao sucesso.


5. Hellraiser (1986)

Frank é um compulsivo sexual, sadomasoquista e em busca de satisfação compra um cubo mágico na tentativa de alcançar experiências somente obtidas entre os mundos. Ele se perde na sua procura e precisa da ajuda da sua ex amante, esposa de seu irmão para voltar ao plano físico. na falta de um corpo, ele precisa realizar alguns sacrifícios. há uma franquia a partir de hellraiser, o primeiro é bem produzido trazendo um bom tom de terror, dando um desenvolvimento apropriado a história. Ao menos o primeiro parece ser imprescindível para os amantes do gênero.


6. A casa das almas perdidas (1991)

Baseado em fatos reais. uma família se muda para uma casa onde acontecimentos estranhos começam a ocorrer atormentando a familia a qual recorre a igreja buscando ajuda e depois vem a carencia de buscar por todo o auxilio possivel para ajudar a resolver os misteriosos acontecimentos como o pai da familia que sofre violencia sexual pelo espirito de uma mulher, entre outros terrores sobrenaturais que acontecem na casa.


7. Quarto 1408 (2014)

Mike Enslin é um descrente escritor do mundo sobrenatural justamente por nunca ter experienciado nada do que já escreveu, no final conclui sempre como fenômenos naturais. ele é desafiado em um postal a não se hospedar no hotel.. quarto 1408, o quarto do mal. Porém com muito desdém aos mistérios assombrosos ele aceita e ao se hospedar é advertido com severidade pelo gerente apresentando-lhes vários casos de misteriosas mortes ocorridas no quarto. Mike Eslin acaba conferindo pessoalmente tais acontecimentos assombrosos.



8. Halloween (1978)

A franquia é a recomendação aqui ou o primeiro da franquia. Muitos conhecem a versão mais recente, mas hallowen é possui uma extensa franquia tratando sobre o obsessivo MIKE MYERS e sua irmã tentando detê-lo. há muitas versões de sua atuação assombrando as pessoas no dia das bruxas e a descrença delas em um assassino real, outra versão slash, no caso aqui sua irmã. uma história já muito contada, porém muito válida.


9. Natal Sangrento (1984)

Esse tem um remake de 2018. sua versão original é de 1984. um grupo de universitárias em uma república, se tornam alvo de um misterioso maníaco pervertido que liga com ameaça de atacá-las e a provocação da debochada Riley, só parece excitá-lo ainda mais. As mortes vão acontecendo e sendo investigadas até a maior perseguição na noite de natal, elas se vêem na mira desse assassino e na tentativa de sobrevivência.


10. A MOSCA (1986)

Estouro de bilheteria na década de 80. Um daqueles filmes de terror que o terror está na repulsa causada pelos materiais ali empregados. Traz um excêntrico cientista e suas experiências em um laboratório quando uma mosca pousa em aparelho em teste, um teletransporte e resulta na sua transformação como mosca. a história inteira se passa em torno de si próprio, desenvolvendo um enredo mais comedido, com pano de fundo científico.



Há algum outro filme muito e também esquecido, na sua opinião?! Fale nos comentários qual sua indicação.

Deixe o seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem